AUDIÊNCIAS: QUINTA, 30 DE AGOSTO

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


DESCUBRA OS MOTIVOS DO SUCESSO DE "FINA ESTAMPA"


Aguinaldo Silva é o autor brasileiro responsável por novelas de sucesso como "Porto dos Milagres", "Senhora do Destino" ou "Duas Caras", e escreveu outro êxito chamado "Fina Estampa", novela que passa de segunda a sexta,  no horário das 19h, na SIC.

Esta produção da Globo concorre diariamente com o concurso "O Preço Certo" da RTP1, e com a novela juvenil "Morangos com Açúcar" da TVI, e é líder de audiências do seu horário na televisão portuguesa.

As personagens caricatas, a vilã tresloucada, a heroína de personalidade marcada, uma forte aposta no surreal e na comédia popular são alguns dos motivos que fazem desta novela um sucesso no Brasil e em Portugal.


Crodoaldo Valério, mais conhecido por Crô, o mordomo gay e fiel escudeiro da vilã Tereza cristina, é uma das personagens mais hilariante de "Fina Estampa". O ator que lhe deu vida, Marcelo Serrado, confessou que... "Foi um personagem cansativo de fazer, marcante e que já estava impregnado em mim", acrescentando... "Diverti-me muito a fazer esta novela e, a certa altura, já improvisava imenso".


Outra das personagens que tem conquistado o público é Celeste, uma mulher vítima de violência doméstica, com uma personalidade fraca e altamente dependente. Dira Paes, atriz que interpreta a personagem, não podia estar mais feliz com a repercussão da história... "A violência doméstica já foi tratada em outras novelas mas, em Fina Estampa, conseguimos perceber o que leva as vítimas a ficarem paralisadas e as denúncias de violência doméstica aumentaram". A novela levou a atriz a participar em conferências e a colaborar com organizações pelos direitos das mulheres.


Marcela é uma jornalista poderosa, sem escrúpulos, vivida por Suzana Pires. "É uma mulher que não tem dinheiro mas fica em hotéis de luxo", disse a atriz, que considera a sua personagem "uma personagem tão contemporânea que não é compreendida".

"Fina Estampa" foi um sucesso de audiências no horário das 21h da TV Globo, e está a ser agora também na SIC. Os atores fazem questão de deixar algum mistério no ar... "Esta novela ainda vai surpreender muito os portugueses".



ANA MARQUES DIZ ESTAR FELIZ COM O QUE FAZ NA SIC


Depois de vários anos afastada do ecrã da SIC, a apresentadora Ana Marques voltou a ter contacto com os espectadores através do programa "Capa de Revista", que apresentou durante alguns meses junto com Cláudio Ramos, antes do formato "Companhia das Manhãs".

Quando estreou o programa "Querida Júlia", Ana Marques continuou nas manhãs com o espaço social "Jornal Rosa". Atualmente, está em duas frentes ao mesmo tempo, se de manhã continua no programa de Júlia Pinheiro, à tarde assume a função de apresentadora, substituindo Conceição Lino durante as suas férias no programa "Boa Tarde".

Ana Marques garante que estar em dois programas não é difícil... "Não me custa. É um desafio e quem corre por gosto, não cansa".

E apesar dos fracos resultados dos dois talk-shows, Ana Marques diz-se satisfeita com os projetos que a direção da SIC lhe reservou... "O Jornal Rosa faz-me bem e diverte-me imenso. Depois, sou apresentadora e gosto muito do que faço".

Ter de trabalhar diariamente nas manhãs e nas tardes da SIC é um prazer, afirma a comunicadora... "Hoje em dia, todas as pessoas que trabalham têm de aumentar a produtividade e esticar um pouco mais o seu esforço. Como, para mim, não é um esforço, faço-o com prazer e sinto-me em casa".

Quanto à experiência em "Boa Tarde" diz que é positivo... "Tem corrido muito bem. Temos tido convidados interessantes, histórias giras e, obviamente nesta fase de verão, temos de rejuvenescer um bocadinho os temas".




"DANCIN DAYS" SURPREENDE RESPONSÁVEIS DA SIC COM SUCESSO TÃO RÁPIDO


Anunciada pela SIC como a "Novela do Ano", desde cedo que "Dancin Days" mostrou o seu sucesso junto dos espectadores, apesar de ter começado a ser exibida no mesmo horário da novela que era líder de audiências, "Louco Amor", da TVI. E com tamanho sucesso, e tão depressa, os responsáveis pela programação da SIC, apesar de contentes, revelam a sua surpresa...

Para Júlia Pinheiro, Diretora de Conteúdos da SIC, "Dancin Days" pode significar um novo rumo para a ficção da SIC... "Acredito que esta novela possa acabar com a hegemonia das novelas da TVI".

Luís Marques, Diretor Geral da SIC, comentou que não esperava que esta telenovela atingisse a liderança tão cedo... "Esperava que tivesse um bom desempenho, que fosse líder, mas não tão cedo. Recordo que Dancin Days ocupa a faixa horária mais competitiva da televisão portuguesa, facto que torna ainda mais extraordinário o resultado que está a registar".

Pedro Lopes, o autor do remake português de "Dancin Days", refere o facto de as novelas da SIC passarem a diferenciar-se das da concorrência, com a abordagem a determinados temas, nomeadamente a homossexualidade... "Dancin' Days tem uma trama arrebatadora, uma narrativa muito dinâmca, um elenco sólido e surpreendente, luz, cenografia e realização de grande qualidade".







"CARAS SIC" - NOVA RUBRICA ESTREIA SÁBADO ÀS 19H!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


"Caras SIC" estreia Sábado às 19h aqui no SIC Blog!

Neste ano de 2012 em que a SIC faz 20 anos de emissão, chega ao seu Blog uma nova rubrica designada por "Caras SIC", e com ela também um novo colaborador... Ele chama-se Bruno Silva, tem interesse por "televisão", e vai apresentar-lhe aqui todos os Sábados, às 19h da tarde, Caras que fazem e fizeram a SIC ao longo da sua história.

Deste modo, todos os Sábados poderá acompanhar o percurso de um dos apresentadores que faz, ou fez parte da SIC, o primeiro canal privado de televisão em Portugal. A rubrica "Caras SIC" é realizada inteiramente pelo Bruno Silva, mas será publicada aqui no SIC Blog por mim, João Rodrigo.


Com o surgimento de "Caras SIC", entra em funcionamento a nova ordem de rubricas do Blog:

Segundas e Quartas às 21h...
"SIC 20 Crescemos Juntos!" - relembre a programação de 20 anos SIC.

Terças e Quintas às 21h...
"Olhar a SIC" - opinião pessoal por João Rodrigo.

Sextas às 19h...
"SIC Opinião" - opinião de crítico de TV externo.

Sextas às 21h...
"Sentido Televisivo" - o sentido da SIC com Miguel Reis.

Sábados às 19h...
"Caras SIC" - Bruno Silva retrata apresentadores marcantes da SIC.

Domingos às 19h...
"Exame Semanal" - o exame das audiências da semana por João Rodrigo.

Edição Especial Ocasional...
"5 Perguntas a..." - uma personalidade ligada à SIC.



A equipa do SIC Blog felicita o Bruno Silva por passar a colaborar com "Caras SIC".
Muito bem-vindo Bruno Silva!


Não perca a estreia de "Caras SIC", neste Sábado, dia 1 de Setembro, às 19h aqui no SIC Blog.

Quem será a primeira "Cara"?!









LUCIANA ABREU NOS PLANOS DA SIC


Luciana Abreu deu-se a conhecer ao público na SIC, quando participou no programa "Cantigas da Rua", mas foi na primeira edição do "Ídolos" que se popularizou...

Mais tarde, viria a ser a protagonista de um fenómeno de audiências e popularidade na SIC. Na novela "Floribella" desenvolveu a carreira de atriz, onde também cantava. Depois seguiu-se "Lucy", um formato de entretenimento juvenil nas manhãs de fim de semana. Integrou ainda o elenco da telenovela "Perfeito Coração", o seu último projeto na SIC.

Entretanto, passou pela RTP no programa "Último a Sair" e mais recentemente participou noutro fenómeno de popularidade chamado "A Tua Cara Não Me É Estranha", na TVI.

E eis agora que surge a informação de que a SIC pode estar interessada novamente em Luciana Abreu... Ela que já deu muitas audiências e lucros ao canal.

Foi uma publicação do grupo Impresa, o mesmo da SIC, que afirmou o interesse na cantora e atriz. Luciana Abreu já terá mesmo sido abordada para voltar à SIC. Apesar de Luciana estar pensada para um musical, na TVI, no próximo ano, parece que existe interesse também da parte de Carnaxide, ela que ainda pode ser vista atualmente nas manhãs da SIC em "Floribella 2", em repetição.

Luciana Abreu tem enfrentado ultimamente tempos difíceis na sua vida pessoal, com a separação do jogador Yannick Djaló. E parece estar a ser disputada entre os dois principais canais da televisão portuguesa...






AUDIÊNCIAS: QUARTA, 29 DE AGOSTO


CUSTÓDIA GALLEGO NO "ALTA DEFINIÇÃO"

Esta semana, uma das atrizes que mais tem brilhado nos últimos anos, quer no teatro quer na tv, revela-se na SIC...

Custódia Gallego em "Alta Definição", sábado às 14h na SIC.

A atriz tem feito parte de inúmeros projetos de ficção como:

1999 - Jornalistas (Lídia) na SIC
1999 - Clube dos Campeões (Participação especial) na SIC
2000 - Esquadra de Polícia (Paricipação Especial) na RTP
2000 - Cuidado com as Aparências (Participação especial) na SIC
2000/01 - Querido Professor (Amélia) na SIC
2001 - O Bairro da Fonte na SIC
2001/02 - Filha do Mar (Dália Vieira), na TVI
2002 - Paraíso Filmes na RTP
2002 - A Jóia de África (Amélia Figueiredo) na TVI
2002 - A Minha Sogra é uma Bruxa (Professor Gustava) na RTP
2002 - A Minha Família é uma Animação, (Participação especial), na SIC
2002 - Os Malucos do Riso na SIC
2004 - Queridas Feras, (Laura Caroço), na TVI
2005 - Mistura Fina, (Beatriz Benfeito), na TVI
2005 - Inspector Max, (Isilida) - Participação especial - na TVI
2005/06 - Morangos Com Açúcar, (Cecília Oliveira) na TVI
2006 - Floribella, (Cristina "Tita"), na SIC
2007 - Vingança, (Helena Ramalho), na SIC
2007/08 - Resistirei, (Lídia Moreno), na SIC
2008/09 - Podia Acabar o Mundo, (Maria de Jesus Pereirinha), na SIC
2009 - Liberdade 21, (Madalena) na RTP
2009/2010 - Perfeito Coração, (Conceição), na SIC
2010 - Cidade Despida, (Ana Margarida), na RTP
2011 - Maternidade, (Joana) na RTP
2010/11 - Laços de Sangue, (Geraldina "Gi" Natércia Coutinho) na SIC
2012/13 - Dancin' Days, (Áurea Henriques) na SIC

Neste Sábado às 14h, Custódia Gallego vai estar à conversa com Daniel Oliveira, na SIC!





ESPECIAL: SIC 20 ANOS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!" 

No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, o SIC Blog relembra a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... "Crescemos Juntos!"


“Camilo, o Presidente” foi uma série portuguesa de comédia que passou na SIC nos anos de 2009 e 2010. Protagonizada por Camilo de Oliveira, foi exibida nas noites de Sábado e Domingo. A série teve duas temporadas, que totalizaram 26 episódios.

A série tratava da vida de um presidente de junta de freguesia, de uma localidade fictícia chamada “Fanecas de Cima”. Em todos os episódios eram retratadas as suas desavenças com o presidente da junta da freguesia de “Fanecas de Baixo”, em que Camilo saia sempre a ganhar com a ajuda do seu braço direito (Carlos Sebastião) e as suas secretárias (Lili e Belinha). 

Elenco: 1ª Temporada
Camilo de Oliveira
Carlos Sebastião
Carlos Almeida Ribeiro
Cristina Areia
Gustavo Santos
Marina Santiago
Manuel Melo

Elenco: 2ª Temporada
Camilo de Oliveira
Carlos Sebastião
Carlos Almeida Ribeiro
Rita Frazão
Marina Santiago





Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre "Camilo, o Presidente"!

AUDIÊNCIAS: TERÇA, 28 DE AGOSTO


"LUA VERMELHA" VENDIDA PARA VÁRIOS PAÍSES


"Lua Vermelha" foi uma das apostas recentes da SIC na ficção para os mais jovens. Protagonizada pelos atores Mafalda Luís de Castro e Rui Porto Nunes, a história de humanos e vampiros já foi vendida pela SIC para o estrangeiro...

Primeiro para o México e agora a novela juvenil está atualmente a ser exibida na Venezuela pelo canal de televisão Televen. De segunda a sexta-feira, por volta das 18h, "Luna Roja" mostra os atores portugueses, naquele que é um dos canais de televisão mais visto da Venezuela.

"Lua Vermelha" está assim a dar bons frutos para a SIC, e a ser vista pelo Mundo... Ela que foi tão maltratada enquanto esteve em exibição na antena do canal.





TERESA GUILHERME DIZ QUE "TOCA A MEXER" PODE SER UM SUCESSO NA SIC


A SIC prepara-se para estrear "Toca a Mexer", conduzido por Bárbara Guimarães, vai competir nas noites de Domingo com a 3ª edição de "Casa dos Segredos" na TVI.

"Toca a Mexer" pretende ser um grande espectáculo de televisão para toda a família e Teresa Guilherme, apresentadora da concorrência, não exclui a possibilidade do programa da SIC revelar-se um sucesso.

"Nós ainda não vimos os gordinhos e se calhar até corre muito bem. Tudo pode sempre acontecer e nada é garantido" admite Teresa Guilherme.

Porém, não tem dúvidas que o reality show da TVI é um formato "fortíssimo".






Não perca sábado ás 21h00 no SIC Blog…

terça-feira, 28 de agosto de 2012

logo
Mega Apresentação de Elenco de ‘Gabriela’




"FINA ESTAMPA" VOLTA A BATER RECORDE POSITIVO DE AUDIÊNCIAS NA SIC


Depois de Teresa Guilherme ter afirmado que "Fina Estampa" vai bem, mas não é por muito tempo..." A novela brasileira de acesso ao horário nobre da SIC voltou ontem a bater o seu próprio recorde positivo de audiência.

No episódio transmitido das 18:30 às 20h, "Fina Estampa" alcançou 10.6 de número de espectadores e 32% de share. Foi líder absoluta do seu horário, e foi o 6º programa mais visto desta Segunda-feira na televisão portuguesa. Este foi o melhor resultado da novela desde que estreou na SIC.

Já a novela da TVI, "Morangos Com Açúcar", que se encontra nos seus últimos episódios, apenas conseguiu 7.1 de número de espectadores e 19.8% de share.

No último lugar do horário ficou "O Preço Certo" da RTP1 com 6.8 de número de espectadores e 19.1% de share.





NUNO MELO ESTÁ DISPONÍVEL PARA NOVELAS DA SIC


Nuno Melo ainda pode ser visto atualmente na telenovela "Doce Tentação", na TVI. No entanto, as gravações já terminaram, e sem ter projetos previstos para os próximos tempos... O ator afirma estar disponível para trabalhar nas produções da SIC.

Ele participou em novelas da SIC como "Vingança", onde fez o vilão Alberto, mas até agora confessa que ainda não recebeu nenhum convite do canal. Porém, se receber, Nuno Melo vai analisar a proposta... "Se for um convite interessante, estou disposto a ouvir coisas que me interessem. Apesar de ter uma relação muito boa na TVI e com as pessoas da estação, sinto-me acarinhado. Tenho de estar disponível para mudar de canal... Estou sujeito às ofertas que me fazem. Há vezes em que posso escolher, outras em que não".

Será que Gabriela Sobral vai chamar o ator para a próxima telenovela de Patrícia Muller na SIC?
Nuno Melo está à espera...







AUDIÊNCIAS: SEGUNDA, 27 DE AGOSTO


"GABRIELA" JÁ TEM DATA DE ESTREIA NA SIC

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


A SIC já anuncia o dia de estreia da mini telenovela "Gabriela". A nova versão da história de Jorge Amado que encantou os portugueses, vai estrear na Segunda-feira, dia 10 de Setembro, em Horário Nobre.

A faltarem exatamente duas semanas para a estreia, a SIC anuncia a data daquela que é a grande aposta para a época de comemoração dos 20 anos do canal. A exibição desta produção história e lendária constitui um dos marcos da programação do canal.

A nova "Gabriela" é protagonizada pela atriz brasileira Juliana Paes, que viverá uma mulher simples e inocente, mas muito sensual. Gabriela vem do interior para Ilhéus, cidade do litoral baiano, e vai mudar para sempre a vida dos habitantes do pacato lugar onde chega.

A produção da Globo conta com um elenco de luxo, e foi reescrita pelo autor Walcyr Carrasco, ele que tem assinado novelas de sucesso atrás de sucesso no Brasil e em Portugal como... "O Cravo e a Rosa", "Alma Gémea", "Chocolate com Pimenta", "Sete Pecados", "Caras & Bocas", e "Morde & Assopra".

Não perca, a estreia de "Gabriela" dia 10 de Setembro, na SIC.





TERESA GUILHERME AGOURA A SIC


Quase a regressar de novo à televisão, novamente na TVI, e igualmente na apresentação da 3ª edição de "Casa dos Segredos", Teresa Guilherme volta a atacar a SIC...

Confrontada se a "Casa dos Segredos" é o programa salvador da TVI, a apresentadora nega, e ainda afirma que "A TVI não está perdida".

Teresa Guilherme refere ainda sobre as audiências da SIC... "A SIC está a ganhar? Não dei por isso". Porém, questionada sobre as boas audiências que "Dancin Days" da SIC, tem alcançado, a apresentadora foi direta e acha que a telenovela de Pedro Lopes vale por si só, e não pela SIC toda...
"Acho que "Dancin Days" está a correr bem. É uma belíssima novela e pronto".

A apresentadora atirou ainda uma provocação aos responsáveis da SIC sobre "Fina Estampa", atual líder de audiências no horário das 19h na televisão portuguesa, dizendo que "Fina Estampa" não vai correr bem até ao final, vai perder-se muito em breve", agoira Teresa Guilherme, ela que já esteve na SIC onde foi apresentadora de "Momento da Verdade" e responsável pela ficção nacional do canal com projetos como "Floribella" ou "Resistirei".






ESPECIAL: SIC 20 ANOS

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!" 

No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, o SIC Blog relembra a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... "Crescemos Juntos!"




“Fátima” foi um programa de entretenimento emitido de segunda a sexta-feira, estreado a 24 de Novembro de 2005 na SIC, às 10:00, conduzido por Fátima Lopes. Todos os dias, podíamos contar com histórias de vida, bom humor, entrevistas, música, passatempos, e várias rubricas que despertavam o interesse dos espectadores… Era emitido em direto, com a presença de público no estúdio.

O programa foi feito à medida da sua apresentadora, Fátima Lopes, que tinha fotos suas espalhadas pelo cenário. Fátima era o modelo da Oprah portuguesa, onde o formato era centrado em entrevistas, nas conversas com convidados anónimos, os quais traziam testemunhos de vida.

Este programa elevava a figura da apresentadora nas manhãs da SIC. “Fátima” tinha como lema: ser cúmplice, amiga, e confidente. Fátima Lopes foi líder de audiências nas manhãs da SIC durante anos seguidos. O programa teve o seu fim no dia 26 de Junho de 2009.

Este talk-show foi criado pela Direção de Programas de Francisco Penim, e substituiu o bem-sucedido “SIC 10 Horas” nas manhãs da SIC.






Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre "Fátima"!

JOANA RIBEIRO EXPLICA PORQUE NUNCA QUIS ENTRAR EM "MORANGOS COM AÇÚCAR"


É uma estreante no mundo da representação, vem do casting realizado para procurar a jovem que iria dar vida a Mariana, em "Dancin Days", na SIC. Joana Ribeiro ao contrário de muitos colegas da sua idade, preferiu não tentar a sua sorte anteriormente em "Morangos com Açúcar", da TVI, e explica porquê...

“Eu não gosto de caminhos fáceis”, começa por dizer Joana Ribeiro, acrescentando que “Sempre pensei que se era isto que eu queria fazer, não iria pelo que é mais fácil. Eu quero poder desafiar-me todos os dias e poder fazer coisas que são difíceis porque só assim é que uma pessoa se mantém motivada. Não é ‘já estou aqui”.

Questionada sobre se em "Morangos com Açúcar" seria mais uma jovem à procura de uma carreira televisiva, afirma: “Não sei… Há muitos bons atores que saíram dos Morangos, mas acho também que é uma aprendizagem diferente. Não trocaria o que estou a aprender e o que ainda posso aprender aqui pelos Morangos. Em Dancin Days, estou a contracenar com atores experientes, que têm anos e anos de carreira, e com uma equipa experiente e muito, muito boa. Nos Morangos são todos iniciados, estão todos a começar naquele momento e há coisas que se calhar podem correr de maneira diferente. Sinto que fazer uma novela destas me ensina mais. Não escolheria outra maneira para começar”.





AUDIÊNCIAS: DOMINGO, 26 DE AGOSTO


NINA ESTÁ A CHEGAR... ELA SOFREU MAS SOBREVIVEU...

domingo, 26 de agosto de 2012


Débora Falabella é Nina em "Avenida Brasil"


Uma criança que sofreu nas mãos da sua madrasta...

Mas sobreviveu a tudo, e agora vai fazer justiça...


Vem aí a maior vingança de todos os tempos!



"Avenida Brasil" estreia brevemente na SIC!


FACEBOOK É CADA VEZ MAIS IMPORTANTE PARA CANAIS E APRESENTADORES COMUNICAREM COM O PÚBLICO


Canais e programas, apresentadores e pivôs usam a rede social como ferramenta de trabalho. O objetivo passa por criar laços de amizade com os espectadores e tornar a comunicação cada vez mais global e viral.

"É essencial para qualquer pessoa que faça TV. Recebemos e-mails e cartas, mas o Facebook é mais imediato. Para mim e para o [Manuel Luís] Goucha, que não queríamos, que não gostávamos, que argumentávamos não ter tempo, agora percebemos que é essencial", diz Cristina Ferreira. A apresentadora de Você na TV!, da TVI, conta com mais de 350 mil seguidores nesta rede social e é uma das muitas caras da televisão portuguesa que a utiliza como uma espécie de "continuação do programa" que conduz.

Mas, afinal, qual é o verdadeiro papel do Facebook no mundo televisivo tradicional? "Pode ser uma mais-valia", responde Manuel Luís Goucha, que soma quase tantos fãs como a colega. "Na altura não achei graça, mas depois percebi que pode ser importante porque há um contacto direto com o espectador e cria-se uma corrente de opinião que enriquece a conversa".

Cristina Ferreira acrescenta: "A ideia de ter Facebook não foi nossa, mas da TVI. Hoje penso que as audiências têm subido com a partilha online do que fazemos em estúdio. Isso viu-se no dia em que eu e o Goucha nos metemos na banheira com o Mickael Carreira." Aliás, dos canais de televisão portugueses, o privado da Media Capital é o que tem mais seguidores (quase 175 mil) no Facebook.

Fátima Lopes é outro rosto da TVI que, depois de abrir um perfil enquanto figura pública, aceitou o desafio do canal para dar a cara por um outro que desde junho de 2011 divulga o programa A Tarde É Sua. "Este último tem-se revelado muito importante. Tem sido uma excelente ponte de comunicação com o público até porque é alimentado enquanto estamos no ar", realça. "Não uso iPad porque o programa exige uma grande concentração, mas se alguém fizer um comentário importante, sou de imediato avisada através do auricular".

Páginas de canais a cargo do marketing...
A proximidade com os seguidores que se identificam com os canais televisivos é o grande objetivo da presença dos mesmos nas redes sociais. Dos generalistas nacionais, a RTP é o que tem uma maior presença. "Temos cerca de 85 páginas ativas. Somando todos os 'gostos' andaremos por volta de um milhão e quinhentos mil seguidores", conta Ricardo Tomé, coordenador de Conteúdos Web da estação pública. "A estratégia que tomámos há cerca de dois anos foi não nos concentrarmos numa única página. As pessoas têm gostos distintos e por vezes ligam-se muito mais a um programa ou a um apresentador. Uma empresa ou um canal é muito abrangente e o tipo de adesão é diferente", continua.

O caso é paradigmático no que diz respeito às páginas da RTP1 e da RTP2: contrariando o que acontece com as audiências televisivas, a primeira tem pouco mais de 35 mil fãs, menos dez mil do que a página da RTP2. "O 5 para a Meia-Noite nasceu na RTP2 numa época em que havia poucas páginas ainda ativas. O programa funcionou nas suas primeiras temporadas em cima da página da RTP2. Isso ajudou ao primeiro boom. Depois, a RTP2 é um canal muito acarinhado pelo público, não tanto por aquilo que é visto, mas pelo que representa e pelos conteúdos que vão sendo partilhados", justifica Ricardo Tomé. "E é preciso não esquecer que para muitas das pessoas a RTP é a RTP1 e vice-versa. Portanto, se somarmos a RTP, onde comunicamos tudo o que tem que ver com a marca, desde rádio aos canais de TV, e a RTP1, onde trabalhamos as notícias e a programação do canal, temos um maior número de seguidores".

E os públicos do Facebook são os mesmos que os dos programas em ecrã tradicional? "Se for um programa que fala para uma classe etária mais jovem, e estando os jovens praticamente todos na Web, a proximidade é fortíssima. Agora, temos formatos de grande entretenimento, e acho que isso acontece com todos os canais, em que olhamos para as audiências e para a rede social e vemos que nesta os jovens estão em muito maior peso do que no programa de TV. Foi o caso da Voz de Portugal. Ou seja, quando falamos de programas que apelam a um público muito mais global nota-se claramente que há uma diferença, justificável pelo facto de as pessoas das classes média e média-baixa, menos abonadas de rendimentos, não terem net e não estarem presentes no Facebook".

"As páginas da estação pública (das quais a mais antiga é a da RTP) são geridas "em acumulação". "Temos a equipa Web que, juntamente com a direção de marketing, trabalha tudo o que é online. Essas pessoas não fazem só redes sociais, mas também a gestão dos nossos sites. Administram cerca de 12 perfis do Facebook. E temos três pessoas que trabalham exclusivamente conteúdos e que além desta dúzia de páginas ainda tiram dúvidas, dão sugestões e formação a colegas internos que gerem as páginas dos seus programas ou os seus perfis públicos." "Uma coisa que é importante referir é que somos antiautomatismos. Todos os updates são feitos manualmente. Menos posts, mas bons, bem feitos e relevantes têm de ser atualizados por pessoas. É isso que torna um post relevante para quem segue a página. Tentamos não inundar os murais dos nossos fãs".

Na SIC, é a direção de Marketing e Publicidade a responsável pela gestão do Facebook oficial. O canal de Carnaxide tem cerca de 135 mil seguidores e surgiu como "forma de as pessoas se sentirem próximas". "Trabalhamos para as pessoas e as redes sociais servem para se criarem e gerirem relações. O Facebook é mais uma forma que as pessoas têm para interagir connosco, e nós com elas. Assim, quando estiverem a pensar no que vão fazer, terão a SIC mais top of mind. Queremos facilitar o processo de escolha dos nossos espectadores e este é mais um ponto de contacto", diz fonte oficial do canal.

Um ponto de contacto ao qual a administração da página e a direção de programas do canal não são alheios. "Claro que há comunicação entre estes departamentos. Há uma comunicação entre a administração de todas as páginas e todos os canais do universo SIC. Atualmente, neste conjunto de canais e páginas temos mais de um milhão de seguidores e por isso é fundamental monitorizarmos o que por lá se passa dando-nos também informação importante sobre os gostos e as preferências dos espectadores em múltiplos segmentos".

Tal como a RTP, também a estação privada da Impresa admite ainda cuidado com o que publica no seu mural. "Revemos mensalmente a estratégia e diariamente definem-se as prioridades de forma a ser o mais relevante possível. Há um cuidado em equilibrar o tipo de posts que são colocados. Queremos que a página da SIC seja um sítio de todos, por isso incentivamos conversas com o nosso público e também partilhamos estados de alma", explica ainda a direção de Marketing e Publicidade.

A partilha pode ter sido a razão do sucesso de páginas de programas como Casa dos Segredos (TVI) ou Gosto Disto! (SIC). "É uma nova experiência, uma nova forma de comunicação, onde poderei mostrar os bastidores de Casa dos Segredos 3 do ponto de vista da apresentadora", sugere Teresa Guilherme, que se prepara para a condução da terceira temporada do reality show e que, recentemente, aderiu ao Facebook. "Decidi criar uma página oficial minha porque as que havia eram falsas e com o programa a aproximar-se isso poderia ser perigoso".

Andreia Rodrigues, apresentadora de GostoDisto!, reconhece que "a partilha de conteúdos num mundo em que as atenções estão cada vez mais dispersas possibilita que as pessoas que voluntariamente" a seguem na rede social acompanhem também os conteúdos dos programas em que participa "ou, no mínimo, que estejam a par dos mesmos". "O reconhecimento de um programa depende do visionamento do mesmo e como sabemos isso já não se faz apenas no televisor".

Partilha de intimidade 'online'...
A maioria das figuras televisivas não se limitam a promover os respetivos programas. Falam sobre a sua vida pessoal e publicam imagens alusivas à mesma, admitindo que esta é mais uma forma de criar laços com os espectadores que as seguem. "As pessoas gostam de fazer parte da nossa vida. Partilhar coisas mais pessoais é criar laços. O Facebook é uma plataforma viral e nesse aspeto é muito importante. A partilha faz parte daquilo que é a comunicação global", diz Maya. "Dou um exemplo: no meu programa dizia muitas vezes antes de ir para intervalo que ia beber o meu chá. No Facebook começaram a perguntar que chá bebia e respondi que era chá verde. Tempos depois, numa sessão de autógrafos, levaram-me um pacote. Por aqui se vê que o Facebook é sobretudo isto: uma partilha de experiências e um fórum onde os espectadores dão opiniões", avança a taróloga, que conduz As Cartas da Maya - O Dilema na SIC. "A página deste programa tem muita partilha com a do Querida Júlia [Júlia Pinheiro] porque nós olhamos para as manhãs do canal como um bloco".

Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha também abrem a janela da sua intimidade na rede social. "Sinto-me obrigada a mostrar um pouco mais de mim às pessoas. Há sempre quem entenda e quem não entenda e me critique. Não o faço por obrigação", explica a co-apresentadora de Você na TV!. "No Facebook abro uma janela para a minha intimidade, mas com conta, peso e medida. Na semana passada preparei no meu jardim uma mesa para o pequeno-almoço. Fiz panquecas de iogurte e coloquei a receita no meu mural. Recebi em poucos minutos uns setecentos comentários. Também mostro os meus amigos de quatro patas, as fotografias das minhas férias ou falo do livro que ando a ler", conta Goucha. "Mas quem escreve para dizer mal de mim de forma gratuita, ou seja, pessoas que não me conhecem e me ofendem, só o fazem uma vez porque são banidas", concluiu o comunicador.

Teresa Guilherme partilha da mesma opinião. E exemplifica: "Achei extraordinário durante as minhas férias ter encontrado o Cristiano Ronaldo, que nem sequer conhecia pessoalmente. Pedi-lhe autorização para colocar uma fotografia nossa no Facebook. Mas nunca digo aos seguidores da minha página onde me encontro."

Comum à maioria das figuras públicas é a utilização da rede social como forma de enriquecimento dos programas que apresentam. "Temos recebido muitas histórias, algumas a partir de comentários que fazem. Contactamos essas pessoas e perguntamos-lhes se querem vir ao Você na TV! contar a sua história. O Facebook permite-nos também fazer um trabalho de pesquisa. Ainda recentemente isso aconteceu quando começámos a falar dos livros da Anita", acentua Cristina Ferreira.

Rede social não substitui jornalistas...
RTP Informação, RTP Notícias, SIC Notícias e TVI24 encontram-se registadas no Facebook. Porém, os principais blocos noticiosos dos canais de televisão não têm páginas próprias. Nuno Santos, diretor de Informação da RTP, explica que, se "esse é um trabalho em construção: os media convencionais também estão em aprendizagem face a um fenómeno relativamente novo e que muda todos os dias".

Já o coordenador de Conteúdos Web da estação, Ricardo Tomé, revela que "o que se decidiu foi que não faria sentido criar páginas para o Jornal da Tarde e para o Telejornal sem o fazer para os outros blocos de informação". A exceção é Bom Dia Portugal, que tem presença no Facebook, mas não com a administração deste departamento. João Tomé de Carvalho, pivô deste bloco informativo das manhãs da RTP, contou à nossa revista que através da página do programa recebe muito feedback das pessoas durante as suas três horas e meia de emissão. "Este mês por causa das férias está fraquinho. Mas costumamos ter cento e tal links, além de trinta a quarenta comentários por programa", enumera.

Apesar de a informação televisiva também funcionar muito à base da partilha, Nuno Santos mostra-se crítico em relação à rede social enquanto fonte de notícias. "É um bom instrumento mas não substitui os jornalistas nem o trabalho jornalístico. Nunca faço, nem deixo que na redação se faça essa confusão", avança o diretor de Informação, que aplica os mesmos critérios no que diz respeito à linha editoral da RTP e do Facebook. "A responsabilidade é a mesma mas convém dizer que nas redações estamos todos a aprender a lidar com realidades que são novas e que têm um potencial de mutação que nenhum de nós consegue antecipar com rigor", conclui.

A Noticias TV contactou a TVI, mas até à hora de fecho da edição, não obteve resposta.




MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions