"ROSA FOGO" - OPINIÃO FINAL

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

“Rosa Fogo” a novela da noite da SIC está a terminar, e como tal é hora de fazer um balanço final da história escrita por Patrícia Muller.

Confesso que, pessoalmente, não foi uma novela que adorei ver. Em termos de história deixou muito a desejar. A trama começou com maior carga dramática, mas rapidamente a autora teve de contrabalançar, incluindo para isso um aumento do núcleo cómico.


Por um lado, acho que a parte dramática, nomeadamente a personagem de Rogério Samora, foi demais e até por vezes sem motivos para tal facto que o justificasse. Já a parte cómica, também considero que foi exagerada, e com um tipo de comédia diferente do que normalmente estamos habituados a ver numa novela. Penso portanto que a parte menos bem conseguida foi a construção da história da novela.

Quanto ao elenco, foi bom. Grandes atores com boas interpretações, destaco Irene Cruz, Lídia Franco, Ângelo Rodrigues, Sandra Barata Belo, José Fidalgo, Anabela Teixeira, a pequena Matilde, e Cláudia Vieira surpreendeu enquanto protagonista. Com uma boa banda sonora, a novela foi muito bem ambientada, inclusive com as locuções e paisagens da zona Oeste. Os cenários foram bons, mas comparados com a novela anterior "Laços de Sangue" e com a seguinte "Dancin Days", eles foram inferiores aos destas duas produções.


Em termos de audiências, “Rosa Fogo” pode dizer-se que cumpriu. Não foi um sucesso, mas igualou muitas vezes com as diferentes concorrências da TVI, e venceu mesmo várias vezes. No entanto, penso que poderia ter tido mais sucesso se tivesse sido construída de outra maneira. O tronco comum da história não me convenceu, e com isso por vezes não cativou.

No geral, o balanço é positivo. Mais uma produção, desta vez inteiramente SIC, que continuou a manter o ritmo da ficção portuguesa na SIC, dando uma continuidade e fixando espectadores no canal. Apesar de algumas coisas menos bem conseguidas, a autora Patricia Muller está de parabéns pela sua primeira novela que realizou na SIC. Esperamos pela próxima!



Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

14 comentários:

  1. Concordo em tudo, mas principalmente na parte da história mal conseguida. Esta lembrou-me muito as da TVI: há 2ª semana andava tudo morto, teve várias semanas paradas e o povo gosta de novelas com acção!
    Também tenho que dizer que só me ri uma única vez com o núcleo cómico da barbearia, aquilo com a entrada do Bilro piorou, chegou a cair no ridículo!
    Destaco positivamente a aposta em situações reais na novela, como o cancro ou a doença do Alzheimer, gostei muito e as actrizes escolhidas interpretaram brilhantemente.
    De lembrar também que o elenco foi o melhor que a SIC já teve e que o genérico foi também o melhor de sempre em alguma produção nacional produzida pelo canal!

    ResponderEliminar
  2. Estou inteiramente de acordo: «Rosa Fogo» poderia ter sido muito melhor...

    ResponderEliminar
  3. Não concordo. Acho que a novela cresceu desde o inicio até agora, e a parte dramática foi a que mais me cativou. Não percebo as criticas porque a história (drama) foi simplesmente brilhante, mesmo que o vilão José não tenha sido formado com tudo o que era necessário. Ele era assim porque assim é a sua personalidade e acho que só quem acompanhou a novela toda é que pode perceber agora.

    A Parte da comédia também foi crescendo e apesar de não ser admirada por todos, sempre havia algo que saia para rir, pelo menos da parte da Dânia neto e do Dinarte, porque do resto, aí sim entendo. Acho a personagem do Horácio demasiado inútil e muito irreal.

    No que toca às audiências, também não se pode dizer que apenas cumpriu. Começou mal, mas foi subindo até atingir 1 milhão de espectadores e sempre acima dos 27/28% share. Manteve e bem, os números de laços de sangue apesar de alguma diferença, não prejudicou o laço que a SIC criou com o espectador, para ver novelas portuguesas no horário, e na SIC.

    Bem, o pior está mesmo por vir segunda feira, quando chegar O Astro.

    ResponderEliminar
  4. Concordo perfeitamente. O núcleo cómico da novela chegava a tornar-se irritante, especialmente com o Marco Horácio. A história principal da novela (o filho desaparecido de Gilda e o reencontro) não é má, mas a novela podia ter sido melhor aproveitada.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o comentário. Na minha opinião a história da novela não foi bem conseguida, muitas vezes sem nexo e afastada da realidade.
    De uma forma geral achei a novela fraca.

    ResponderEliminar
  6. Caro Luis Fernandes,

    Não concordo com o que diz. E eu segui a novela, salvo alguns episódios que não vi.

    De resto não altero uma virgula do que escrevi. É a minha opinião sobre a novela. Não gostei muito. Gostei muito mais de Laços de Sangue e agora de Dancin Days!

    Relativamente às audiências, sim cumpriu. Não fez má figura, pelo contrário! Mas não considero que tenha sido um sucesso! Sucesso era ter sido maioritariamente vencedora, o que não foi o caso.

    ResponderEliminar
  7. João Rodrigo:
    comparar Rosa Fogo com Dancin Days ou Laços de Sangue é o mesmo que comparar frango com coelho, porque Rosa Fogo não foi um co-produção e as outras duas foram.
    A única comparação possível é com Perfeito Coração (última novela só portuguesa). E Rosa Fogo foi melhor que Perfeito Coraçao

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a parte que dizem que com a chegada do Bilro até piorou... Sim pq muito sinceramente nao acho piada nenhuma ao Marco Horácio e ás vezes até torna-se um bocadinho irritante.

    Até deixei de ver o Gosto Disto mal ele entrou pq aquilo que ele fazia...enfim... perfeitamente dispensavel.
    So espero que agora quando voltar o programa, ele que não entre

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que a Rosa Fogo foi mal aproveitada e ali algumas coisas por contar,acho mal a personagem (Ana Nave) ter morrido,quando o marido (Joaquim de Almeida) esse deveria mesmo ter morrido e ela sim é que iria vingar a morte do marido,quanto ao humor o Marco Horácio teve bem acho que no fim ele devia ganhar uma viagem para a América e ia ver os famosos que ele diz que conhece.

    ResponderEliminar
  10. Interpretação brilhantes da Sandra Barata Bela da Lídia Franco, e o ator que faz o papel de Samuel, de resto muito fraco, a história péssima, sem uma coluna definida, começam por investigar a morte da joana, e depois deixam, o pj metido em negócios escuros e não acontece nada.

    ResponderEliminar
  11. Concordo praticamente com tudo o que foi referido. A novela tinha tudo para ser um grande sucesso (a começar pelos excelentes actores que, na minha singela opinião, estiveram muito bem) mas com o desenrolar da história foi perdendo qualidade. O núcluo cómico de cómico pouco teve, com personagens completamente despropositadas e irreais (glória, bilro, tivor,...) que não me conseguiram prender minimamente ao ecran (aliás, cheguei a gravar a novela para apenas ver no dia a seguir só para poder saltar estas partes). No que respeita ao final, ficou muito aquém da minhas expectativas. Não deram resposta a demasiadas questões (como sobreviveu o Horácio à queda nas cataratas, quem era o Jorge,...), muitas das coisas ficaram ao critério dos espectadores porque não deu para perceber ao certo... E estenderam tanto a histórias para no final mostrarem tudo "às três pancadas" com os personagens a pouco falar, foram apenas imagens. Muito mas muito fraquinho mesmo. Não me cativou, de facto! Espero que a próxima seja melhor.

    ResponderEliminar
  12. Discordo completamente de todas as opinioes anteriormente ditas. A novela rosa fogo, foi sem duvidas uma boa novela, é certo que ha cenas que fogem um pouco ou muito da realidade, mas ha outras que relata a realidade. Alias tudo que é novela portuguesa é tudo a mesma coisa, o importante é as pessoas gostarem.
    Em relação à parte comica, gostei de tudo e de todos, ri-me bastante, so com a presença deles a novela tornou-se mais animada e divertida, claro que havia cenas que as vezes chateava mas no fundo tinha a sua graça, disso ninguem pode duvidar pq se nao houvesse a parte comica a novela tinha pouca piada.


    De resto ha muita coisa que deveria ter sido feita de outra forma, acabou sem se descobrir e explicar muita coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma novela patetica, a historia nao convence, o drama exagerado, o aspecto comico algo sem sentido, seria suposto passar-se no seculo 21 mas muitas das atitudes e mentalidade foram de ha alguns seculos atras (ingenuidade sem fim. A parte que se referia a questoes de saude por exemplo o cancro de Sofia e o facto de um irmao a manter ligada a um ventilador numa cave, completamente ridicula, que ignorancia. A violencia, para uma novela que foi vista tambem por criancas foi inaceitavel. Alguns bons atores e a banda sonora foi excellente. Nao tenho intencao de voltar a ver novelas portuguesas na SIC.

      Eliminar
    2. Como e que alguem que tem cancro e sabe que nao vai viver muito tempo, depois e esfaqueado e atirado de costas das cataratas do Nicaragua consegue sobreviver e ficar bem? Jorge aparece no final da novela como se nada lhe tivesse acontecido. Penso que isto nao convence ninguem com um nivel adequado de inteligencia. O primeiro episodio desta novela foi muito bom e pareceu prometer muito mas o final foi uma verdadeira desilusao, nao fez sentido.

      Eliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions