GLOBO DE OURO ATRIBUÍDO AO PATRÃO VALEU "PUXÃO DE ORELHAS" A JÚLIA PINHEIRO

sábado, 26 de maio de 2012

Dois meses, quatro colaboradores, a mulher, Tita, e um discurso. Foram estas as armas que os mais próximos de Francisco Pinto Balsemão usaram para o surpreender com o Globo de Ouro Mérito e Excelência. Uma ousadia que põe Júlia Pinheiro a cantar vitória mas que lhe valeu um puxão de orelhas.
O dono dos Globos de Ouro levou para casa a primeira e única estatueta dourada ao fim de 17 anos de galas. Francisco Pinto Balsemão venceu o prémio Mérito e Excelência 2011, no passado domingo, 20 de maio, "batendo" os Xutos & Pontapés. Banda sobre a qual, conta quem acompanhou todo o processo, havia já um discurso escrito e praticamente memorizado na hora de subir ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Mas, sendo o presidente da Impresa quem faz a eleição final dos nomes, como podia ele desconhecer o que estava a ser feito em torno de si? Júlia Pinheiro, Diretora de Formatação de Conteúdos da SIC, revela o mistério. "Não é bonito enganar o boss, mas nós conseguimos", afirma, orgulhosa do feito. "Ao contrário do que se costuma dizer de uma estação de televisão, que nunca se consegue guardar um segredo, nós, aqui, somos muito organizados e ninguém soube. A informação esteve sempre confinada a quatro ou cinco pessoas".
Uma brincadeira que, contudo, lhe valeu uma reprimenda de Pinto Balsemão na manhã seguinte: "Levei nas orelhas por causa disso", diz a diretora, entre risos. Prossegue, depois: "Ele foi muito gentil, ligou-me na segunda-feira, dia 21, a dizer que tinha gostado muito. Ainda lhe perguntei se podíamos fazer mais patifarias, mas disse-me logo que não..." Uma "patifaria" que começou "no início do ano" e num almoço que reuniu, nas palavras de Júlia Pinheiro, o "comité da conspiração". "A ideia surgiu de modo natural durante um almoço em que estava eu [Júlia], a Gabi [Gabriela Sobral, diretora de Produção da SIC], a Fernanda Dias [diretora da Caras] e a filha do dr. Balsemão, Mónica", recorda Júlia"Reunimo-nos para delinear os globos e surge logo a questão de Mérito e Excelência, que exige sempre a cumplicidade de alguém."
Numa primeira fase, Mónica Balsemão, Diretora de Marketing da Impresa, foi a mais reticente. "Ela estava na pele de responsável da empresa e numa situação complicada. Tivemos de forçar um bocadinho", adianta Júlia. Posteriormente, este quarteto feminino entregou a Francisco Pinto Balsemão uma shortlist "com quatro ou cinco nomes candidatos ao prémio", em que o nome dele não constava, para decidir quem iria receber o troféu Mérito e Excelência.
Paralelamente, explica Júlia Pinheiro, com o aval de Luís Marques, Diretor-Geral da SIC, foi preciso convencer Tita, a mulher do empresário. "Depois de um momento de reflexão, ela compreendeu a expectativa e de como gostaríamos que este ano o prémio fosse entregue ao Dr. Balsemão". Daí à prática foi um instante: "Mercedes Balsemão procurava e facilitava todo o material fotográfico privado para que fosse possível fazer o clip de apresentação". Conta ainda a Diretora de Formatação que "também ajudou bastante ter como interlocutora e na organização deste prémio a filha Mónica, que também nos foi dando material."
Uma conivência secreta - que uma fonte explica ter arrancado cerca de "dois meses antes da gala" - cujos pormenores estão guardados dentro de portas, já que nem os filhos nem a mulher do presidente da Impresa quiseram prestar declarações. "Para lá da Mónica, os filhos só souberam do prémio quase no fim do processo", conta fonte próxima do patrão que diz nunca ter visto qualquer ponta de desconfiança.
Semanas antes de a gala ir para o ar, Balsemão terá escolhido o vencedor do reconhecimento máximo. "Na sexta-feira anterior à gala, 18 de maio, esteve a ultimar o discurso", conta quem acompanhou o processo. "Ele, inclusivamente, memorizou esse texto fantasma", garante Júlia Pinheiro.
O pior mesmo foi a gala e as perguntas. "Ainda nos perguntou, a determinada altura, se os Xutos estavam todos", recorda Júlia Pinheiro. Mas havia mais explicações a dar: porque não ia Balsemão, como de costume, para trás do palco para depois surgir ao lado de Bárbara Guimarães a entregar o prémio? "Explicamos que, desta vez, a gala seria um pouco diferente e que seria ele a sair da plateia logo com eles", desfia a Diretora.
Também a mulher de Balsemão, Tita, foi gerindo os momentos. "Quando as primeiras imagens dele começaram a ser exibidas, pensou que se tratava do vídeo que o iria chamar ao palco", conta quem acompanhou o presidente da Impresa.
Só depois compreendeu que o papel que levava na mão já não era necessário porque o improviso era agora sobre o próprio Balsemão. "Ficou muito comovido quando viu os filhos, porque foi uma surpresa muito genuína. Senti o carinho e senti que foi uma manifestação de grande apreço", avalia Júlia Pinheiro. E justifica: "Se há pessoa que merecia esta distinção, era ele. Muitas vezes constrangemo-nos com critérios que não fazem sentido. Os homens e as mulheres de valor têm de ser exaltados e acarinhados mesmo que circunstancialmente seja o patrão."
Fonte: Noticias TV


6 comentários:

  1. Subscrevo literalmente, estava na altura do Dr.Balsemão receber o prémio de Mérito e Excelência.

    Aproveito para falar de "Bárbara Guimarães"

    Arrasou e encantou pela beleza, simpatia, e profissionalismo.

    ResponderEliminar
  2. foi bem entregue o premio, ja tardava

    ResponderEliminar
  3. Não entendo pq os fãs da TVI fazem comentários sobre a Júlia um pouco agressivos, ela foi uma das fundadoras da SIC onde permaneceu dez anos ( 10 anos ).

    Só pq saiu da TVI é péssima! esperem mais um tempinho, para mudar um canal não é tarefa fácil, é mto cruel, mas ela é mulher k gosta de desafios e vai conseguir.

    Se todos nós fôsse-mos como ela o País não estava na banca rota!!!!

    ResponderEliminar
  4. Que ela é uma lutadora não há margem para dúvidas, mas c/ o País falido não vai ser tarefa fácil.
    Quanto aos fãs da TVI fazerem comentários desagradáveis á sua pessoa não é correto, então o k se pode dizer de Fátima Lopes: a SIC
    investiu imenso c/ essa Sra. e ela foi uma traidora bateu c/ a porta na cara, conclusão; está a fazer um programa para idosos e com péssima audiência. Na SIC teve o previlégio de fazer vários programas e c/ mta audiência.
    E fez programas no horário nobre, á tarde e de manhã.
    A essa pessoa só tenho a dizer, traidora e ingrata

    ResponderEliminar
  5. Anónimos e caro administrador do blog,

    Estou de acordo com os comentários acima referidos, o Dr.Francisco Pinto Balsemão é uma marca e uma referência, um exemplo de esforço e trabalho para muitos. Montou em Portugal um dos maiores grupos de comunicação, conseguiu criar uma televisão privada em Portugal, ainda por cima no inicio da década de 90, uma altura muito conturbada no nosso país. Uma televisão que verdade seja dita tinha mais qualidade nessa altura do que hoje em dia, contudo é um canal generalista bastante importante, faz um trabalho sério e organizado, que procura sobretudo agradar os seus telespectadores, e não anda a criar guerras com ninguém! Em relação à Júlia Pinheiro, a verdade é que ela é um exemplo de que quando uma pessoa quer algo consegue sempre, e ela tem feito um excelente trabalho nos diversos campos da SIC, modificou um pouco a programação, mas fez sobretudo um investimento na ficção nacional, que tem vindo a alcançar resultados fabulosos! Desta forma, devemos é ter a força e a coragem desta senhora, e acima de tudo não olhar só para os números, mas sim para o trabalho que se faz todos os dias!

    Obrigado, Carlos Pereira

    ResponderEliminar
  6. Daqui a bocado já está aqui gente a dizer que a Julia só ta nas revistas para aparecer. Esquecem que ela trabalha num grupo que possui uma revista a Caras, e como parte do grupo é muitas vezes entrevistada pela revista, mas enfim, uns preferem dizer que ela como está na sic, agora vai para as revistas, e na tvi não ia.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions