Miguel Sousa Tavares em "Alta Definição"

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Esta semana, uma entrevista rara... Miguel Sousa Tavares como nunca se viu!
Sábado às 14h no “Alta Definição”!

Miguel Andresen de Sousa Tavares (Porto, 25 de Junho de 1950) é um jornalista e escritor português.
Filho do advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares e da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares é natural do Porto. Licenciou-se em Direito naUniversidade de Lisboa, e foi na capital que passou a infância e a juventude. Durante mais de uma década foi advogado em Lisboa.
Estreou-se no jornalismo em 1978, ano em que iniciou a sua colaboração na Radiotelevisão Portuguesa. Em 1989 participou na fundação da revista Grande Reportagem, que dirigiu entre 1990 e 1999. Ainda em 1989 foi também director da Sábado, fundada por Pedro Santana Lopes, mas manteve-se pouco tempo no cargo, devido à instabilidade interna da revista. Em 1990 começou a colaborar no Público, onde publicaria uma crónica semanal até 2002. Ao mesmo tempo, estendeu a sua colaboração ao desportivo A Bola, à revista Máxima e ao informativo online Diário Digital.
Voltou à televisão como apresentador de Crossfire, na SIC, com Margarida Marante. Em 1998 recusou o cargo de director-geral da RTP. Em 1999 partilhou o debate Em Legítima Defesa, com Paula Teixeira da Cruz e moderação de Pedro Rolo Duarte, na TVI. A partir de 2000, na mesma estação, viria a marcar presença assídua às terças-feiras no Jornal Nacional, na análise à actualidade nacional e internacional.
Das suas incursões literárias resultaram compilações de crónicas, vários romances, livros de contos e uma história infantil. Equador, de 2004, foi um best-seller, estando traduzido em mais de uma dezena de línguas estrangeiras. Rio das Flores, em 2007, teve uma primeira tiragem de 100 mil exemplares. Recebeu o Prémio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego, em 2007.
Da sua actividade cívica, integrou a Direcção do Movimento Portugal Único, em 1998, defensor do «não» num referendo sobre a regionalização administrativa. Em 2009 contestou publicamente o prolongamento do terminal de Alcântara, numa concessão polémica à construtora Mota Engil
Recentemente, conduziu na SIC um programa de entrevistas em Sinais de Fogo, e é atualmente comentador residente no "Jornal da Noite" da SIC. É colunista semanal do jornal Expresso, e é um forte adepto do Futebol Clube do Porto.
Obras
EquadorOficina do Livro, 2003
Anos Perdidos, Oficina do Livro, 2001
Não Te Deixarei Morrer, David Crockett, Oficina do Livro, 2001
Sul, Viagens, Oficina do Livro, 2004 (Edição Ampliada)
O Segredo do Rio, Oficina do Livro, 2004
Um Nómada no Oásis, Relógio d'Água Editores
O Planeta Branco, Oficina do Livro, 2005
Rio das Flores, Oficina do Livro, 2007
No Teu Deserto, Oficina do Livro, 2009
"Ukuhamba", Oficina do Livro, 2010
Ismael e Chopin, Oficina do Livro, 2010

Prémios
Prémio pela reportagem "Hoje aqui, amanhã no Corvo", 1998
Prémio Clube Literário do Porto (2007)
Prémio Grinzane Cavour, Itália, 2007
Prémio de Jornalismo e Comunicação Vitor Cunha Rego, 2007
Prémio Branquinho da Fonseca, 2008

6 comentários:

  1. como um meu irmao brilhante tirava acena do frigorifico

    ResponderEliminar
  2. Miguel sousa tavares e um grande Homem tudo o quediz faz sentido

    graças a Deus hesiste e muito obrigado Daniel Oliveira que e um ser humano raro esperamos que tenha ainda mais sucesso

    ResponderEliminar
  3. De todas as figuras publicas que conheço desde a minha adolescencia, miguel sousa tavares é um homem que ainda hoje admiro como pessoa e sigo os seus principios ao contrario de muitos e muitos outros que acabam por se revelarem uns...canalhas não me ocorre nada mais leve para exprimir isto

    ResponderEliminar
  4. So tenho pena que não goste de ser reconhecido, até percebo pois nem sempre as pessoas são agradaveis. Mas sei que quando as pessoas olham para o Miguel é com um olhar de orgulho de saber que temos uma pessoa que não tem medo de falar que é um homem interessante , inteligente e é bom que haja homens destes portugueses. Muitos parabéns,eu sou mais uma portuguesa que gosta de si, gostava de ter a sua liberdade.

    ResponderEliminar
  5. soffia15@hotmail.com4 de junho de 2012 às 13:26

    Miguel Sousa tavares é uma pessoa que admiro bastante. para se ser Livre não se pode fazer parte de nada,talvez o único no mundo a quem eu pedia um autógrafo,

    ResponderEliminar
  6. Uma pequena crítica…

    Como muitas pessoas, também gosto de ouvir os comentários e ler livros de Miguel Sousa Tavares.
    Contudo, faz-me confusão que se mude de opinião tão velozmente, ou seja, MST (no seu livro “A história não acaba assim” “Escritos políticos 2005-2012”) fez críticas arrasadoras contra o facebook (leia-se entre a página 225 e 228) e, hoje, deparo-me para meu espanto que MST tem um registo no facebook como figura pública. É caso para dizer que por vezes deveríamos estar calados.

    Zeferino Rodrigues
    P.S.: não tenho registo no facebook

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions