Caras SIC: José Figueiras

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Seja bem-vindo mais uma edição do "Caras SIC".


Esta semana decidi falar sobre um profissional da área do entretenimento, que se chama José Figueiras:

José Figueiras estreou-se em televisão numa série de humor da RTP, Cacau da Ribeira,onde teve uma curta participação como actor. Foi na SIC que se tornou reconhecido do grande público, através da apresentação. Começou por apresentar a meteorologia, depois apresentou os programas ‘Ai, os homens’, ‘Paródia Nacional’, ‘Muita Lôco’, ‘Às duas por Três’, entre outros.
Substituiu por diversas vezes a apresentadora do programa ‘Fátima’, quando esta se encontrava em período de férias ou entre outros motivos. Substituiu Fernando Rocha na condução do programa ‘A ganhar é que a gente se Entende’. Em 2009 co-apresentou o programa de verão ‘SIC ao Vivo’ com Liliana Campos e João Manzarra.
A direcção de programas não arranja um programa para o apresentador na antena generalista e decide enviá-lo para a SIC Internacional, onde passou a apresentar o programa “Alô Portugal”. Substituiu Fátima Lopes em ‘Vida Nova’ na SIC. Até ao momento, a direcção não apostou nele e fê-lo regressar ao canal internacional da SIC.

José Figueiras é conhecido como o bombeiro de Carnaxide e na realidade este título encaixa-lhe perfeitamente, pois desde há alguns anos que não consegue obter um programa fixo na SIC generalista.
O apresentador está na SIC desde o início do canal e nem esse mérito de nunca ter abandonado a casa que o viu crescer parece convencer a direcção de programas. Luís Marques garantiu em Setembro, data quando se soube que o programa das tardes ficaria fora da sua posse, que Figueiras ia ter em breve um projecto televisivo. Vale a pena dizer que já lá vão quatro meses e nada…

A minha alma fica parva por ver que existem apresentadores competentes e queridos do público disponíveis para trabalhar e, no entanto, o canal de Carnaxide tem uma pessoa desconhecidíssima pelo público, como Francisco Menezes, nas manhãs do canal.
Eu não sei se, por exemplo o “Companhia das Manhãs” teria feito melhores resultados com José Figueiras ao invés de Menezes (por acaso até sei: teria!) mas pelo menos prestigiava o excelente e fiel profissional que sempre se demonstrou disponível para o trabalho. Confesso que se eu fosse o José Figueiras já me tinha posto a milhas da SIC, pois não merecia ser mal tratado como ele tem sido!

Até para a semana!

2 comentários:

  1. Concordo Totalmente!!!
    Não consigo perceber como se trata um pofissional comsé Figueiras desta forma. Já provou o seu grande pofissionalismo e não entendo porque o utilizam apenas como "bombeiro". Sem dúvida, merecia um maior respeito por parte da diecção de programas da SIC.

    Aliás, penso que um dos motivos que levou a SIC a baixar drásticamente as suas audiências, foi o facto de colocar alguns dos seus melhores profissionais na "prateleira", tais como José Figueira e Ana Marques.
    Continuo sem perceber como se deixam estes profissionais sem projectos sólidos e depois se aposta em "fiascos" como Fancisco Meneses e Vanessa Oliveira. Pergunto: Não é óbvio que estes dois já deviam ter saído de antena???

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que há sede de se renovar o espólio de apresentadores. Acho mais que a Vanessa Oliveira é uma excelente apresentadora.
    O problema não está nos apresentadores em si mas no director do programa que tem ideias de levar o programa para lados mais cómicos e menos sério. Sorrir é bom mas acho que não devemos fazer tudo a sorrir. O Menezes não deveria ser apresentador do programa mas sim ter uma rubrica no programa. A única rubrica cómica que o programa deveria ter seria com o Menezes e teria o nome de "As Canções do Menezes".

    Quanto ao Figueiras penso que ele está mais talhado para programas de outro tipo como é o caso daquele que lhe deu fama e que não sei porque acabou que tinha o nome de "Ai os Homens!" que tanto adorava assistir.

    Nunca gostei dele nos programas das manhãs ou das tardes mas sempre o adorei em registos nocturnos.

    Já agora a SIC poderia pensar em programas para as TARDES de SÁBADO com mais charme. Um programa estilo BIG SHOW SIC para ir para o ar das 21h20 às 23h00 seria algo que poderia trazer alguma emoção ao canal, durante o fim-de-semana. Deixando o "Portugal Got's Talent" para as noites de Domingo.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions