Reportagem Especial: As manhãs na TV

sábado, 26 de junho de 2010


Seja bem-vindo a esta Reportagem Especial.

O panorama televisivo matinal português é contrário ao panorama do tempo do SIC 10 Horas. A SIC liderava, hoje a SIC "flopa", a RTP era o segundo e assim se mateve, embora subindo um pouco e a TVI que tinha a manhã mais fraca tem agora a mais forte.
De 13 de Setembro de 2004 (data de estreia de Você na TV) a 21 de Janeiro de 2005, a Praça da Alegria, com Jorge Gabriel, Sónia Araújo e Hélder Reis, registou no período analisado (87 emissões), uma audiência média de 2.9% (271 400 espectadores) e 28.9% de share. O SIC 10 horas (92 inserções), apresentado por Fátima Lopes, lidera o período horário com uma audiência média de 3.2% (301 200 espectadores) e 30.4% de share. O programa da TVI (91 emissões) consegue uma audiência média de 2.5% de share (234 200 espectadores) e 23.9% de share. (Fonte: Marktest)
Mas afinal porque não se manteve assim o panorama? A resposta é simples, pois o término de SIC 10 Horas/Fátima foi o causador destas trocas e baldrocas. Com a atitude de tirar Fátima Lopes das manhãs, a SIC perdeu um horário em que era líder. Mas agora que Fátima Lopes está nas tardes, por que razão isso não acontece? A resposta está na diferença dos formatos. Vida Nova é enfadonho e sem vida, ao contrário de SIC 10 Horas/Fátima (principalmente, SIC 10 Horas) que era alegre, com vida e até fazia pessoas acordarem mais cedo, propositadamente, apenas para ver o programa.

Hoje, a SIC não tem isso nas suas manhãs (nem nas tardes). E é esta falta de vida e alegria que está a dar cabo do day-time da SIC.

3 comentários:

  1. "SIC 10 Horas/Fátima (principalmente, SIC 10 Horas) que era alegre, com vida e até fazia pessoas acordarem mais cedo, propositadamente, apenas para ver o programa."

    Posso dizer que eu, sempre que podia, era uma dessas pessoas que acordava mais cedo só para ver o "SIC 10 Horas" com a Fátima Lopes!

    Actualmente, nada me desperta interesse nas manhãs da SIC, muito menos para acordar mais cedo para assistir ao programa... Eé isso que a SIC perdeu e tinha!

    ResponderEliminar
  2. A queda começou ainda no tempo do "Fátima". Meses antes de entrar em licença de maternidade, o "Você na Tv" já começava a ameaçar. Não sei se motivado por isso ou não decidiram alterar o cenário (para um pior, mas também tudo não pode ser culpa do cenário), introduzir e acabar rubricas antigas. E assim começou a descida que claro foi acentuada com entrada de Merche e posteriormente com o pavoroso "Sic ao Vivo".

    Nos programas que referiste, as pessoas sabiam o que podiam esperar. A crónica do eiró/claúdio ramos ou a tertúlia cor-de-rosa por exemplo, muitas vezes desciam demasiado o nível mas as pessoas falavam disso. Mal ou bem davam audiência. Não defendo de modo algum o regresso destas rubricas. Apenas as refiro como um todo de uma identidade que se perdeu.

    JMR

    ResponderEliminar
  3. Agora ao ler sobre o SIC ao vivo lembrei-me (não sei porquê) do José Figueiras, que também já foi referido neste blogue para as manhãs da SIC, e na minha opinião ficou muito banal e mau apresentador porque sempre que me lembro dele é :" e muito dinheirinho" que deve ser a sua frase favorita. Ele faz o que lhe mandão, e isso estragou-lhe a imagem na minha opinião. É como aquela apresentadora da SIC que sempre que aparece é para sortear carros, isto é o tipo de coisa que estraga a imagem por completo.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions