Grande Entrevista a... João Moleira

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Boa noite. Seja bem-vindo à Grande Entrevista, no SIC Blog.
Esta entrevista é feita a João Moleira, pivô de Edição da Manhã da SIC e SIC Notícias. Muito obrigado João, por ter aceite responder a esta entrevista.
Com muito gosto que respondo à entrevista, desejando desde já bom trabalho e continuidade desse esforço, que é de louvar e que um dia será reconhecido ;)

O João é, actualmente, o pivô de Edição da Manhã, da SIC e SIC Notícias. É difícil apresentar um noticiário de três horas das sete às dez da manhã?
Não é fácil, principalmente porque por vezes também o coordeno ao mesmo tempo que o apresento. É um trabalho de uma equipa reduzida, mas que dá o seu melhor diariamente para levar toda a informação junto dos espectadores da SIC e da SIC Notícias. Do ponto de vista pessoal é penoso acordar diariamente ha muitos anos às 3 da manhã, mas tornou-se já um hábito. É, acima de tudo, um trabalho de muita atenção para que nada nos escape e de concentração, em particular durante as 3 horas em que estou no ar.

Durante algum tempo apresentou a Edição da Manhã com a companhia de Marta Atalaya. Por que motivo ficou sem a sua parceira?
Na altura em que a Marta saiu de licença de parto foi opção da Direcção de Informação eu apresentar sózinho. Durante esse período o formato foi remodelado, principalmente a nível de espaço. A decisão que se tomou foi de construir um cenário que só comporta um pivot. Foi o que aconteceu.

A SIC não tem de momento qualquer promoção ao seu espaço informativo… Pensa que é por esse motivo que o programa não consegue ir mais além?
A SIC partiu em último lugar para a luta informativa deste horário, logo é naturalmente que os resultados tardem a aparecer, mas a Direcção de Informação também tem noção disso. De qualquer forma, estamos a crescer, em particular nos últimos meses. Naturalmente que a promoção em antena ajudaria, uma vez que é um espaço para muita gente desconhecido na antena da SIC, mas é um aspecto que cabe aos responsáveis dessa área decidir.

Sente-se feliz com a sua profissão?
Sinto. Ser jornalista foi o que sempre desejei desde muito cedo na minha vida. Já lá vão 17 anos e não me imagino a fazer mais nada. É um gosto grande poder colocar em prática toda a vontade de comunicar e transmitir aos outros o que se passa à nossa volta.

E agora com as férias de Verão, a Edição da Manhã ficará nas mãos de um outro jornalista da casa? E a transmissão voltará a ser exclusiva da SIC Notícias?
Irei de férias já na próxima semana e serei substituido na apresentação. O mesmo acontecerá lá mais para a frente, quando voltar a ter férias. Quanto à continuidade da Edição da Manhã na antena da SIC durante o Verão não tenho qualquer informação contrária, pelo menos até este momento.
PERGUNTAS RÁPIDAS

Nome completo: João Carlos Rocha Moleira
Data de nascimento: 19 de Novembro de 1977
Local de Nascimento: Vila Franca de Xira
Cor: Azul
Prato: Ui... muitos
Bebida: Chá
Clube de Futebol: Simpatico com o Futebol Clube do Porto
Banda favorita: Banda não consigo dizer, mas artista Tina Turner
Viagem de sonho: A próxima
Estação do ano favorita: Verão
Cidade favorita: Munique
Actor favorito: Sean Pen
Actriz favorita: Custódia Gallego
Um defeito: Teimosia
Uma virtude: Teimosia
João, muito obrigado pelo tempo disponibilizado a responder às questões do SIC Blog!

0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions