Na Minha Opinião - Especial Eleições 09

sábado, 26 de setembro de 2009


Amanhã será o dia de eleger o nosso Primeiro-ministro que, sem sobra de dúvidas, ou será José Sócrates (PS) ou Manuela Ferreira Leite (PSD). Os outros partidos dificilmente alcançarão a maioria dos votos, embora possam vir a crescer. No entanto, o que me leva a escrever esta rubrica dedicada às eleições, não é prever quem ganhará, mas o facto do número de abstenção ser ainda bastante elevado no nosso país.

Como se de uma velha tradição se tratasse, nós portugueses, gostamos sempre de dizer mal seja de quem for, neste caso dos políticos. Queixamo-nos da crise, dos impostos, das baixas reformas, do desemprego, da saúde, da educação, ou melhor, de tudo! Amanhã, é o dia em que optamos: ou nos mantemos como estamos ou mudamos. O melhor de tudo é que seja qual for a decisão que tomemos na hora de votar, ela é nossa!

Não importa o partido, o político, nem mesmo o programa eleitoral, o que importa é que desempenhe o seu papel de cidadão e reivindique os seus direitos. Vai ter a possibilidade de escolher o melhor para o país e, acima de tudo, não deixar que decidam por si!

Dirigindo-me especificamente ao público feminino, que beneficia do voto à relativamente pouco tempo, peço a todas as mulheres que se desloquem à urna e votem, nem que seja em branco. A razão é simples, lembrem-se de tudo o que as mulheres passaram para conquistar o direito ao voto, lembrem-se do que sofreram num mundo de Homens para terem um direito cívico, que é expressar a sua opinião política e não só! A luta pela conquista do voto no passado não pode ser esquecida no presente e por isso, mais do que qualquer Homem, as Mulheres devem votar não só por si, mas por todas aquelas que no passado lutaram, para que hoje homens e mulheres tenham os mesmos direitos!

É por isso que amanhã, dia 27, devemos todos de ir votar, homens ou mulheres, novos (+18 anos) ou velhos, não interessa, o que interessa é que sejamos portugueses e que votemos no melhor, conforme a nossa opinião, para o país... Lembre-se, todos votos contam e o seu, pode fazer toda a diferença! Se não votar não se venha queixar depois e dizer que o país está mal.

Tem a oportunidade de o fazer mudar... Agora!


(O facto de hoje ser o dia de reflexão não modou em nada o contexto da crónica. O texto foi feito apenas pelo apelo ao voto e não a favor por qualquer força partidária.)

3 comentários:

  1. É a primeira vez que vou votar e não vou deixar de estar atento ao dia de amanhã.
    E peço desculpa do que vá dizer..mas espere que o partido que se especula ganhar não ganhe. Mas pronto, isto já são opções políticas.

    Quanto à rubrica em si, sem dúvida que concordo plenamente. É o que costumo dizer às pessoas com quem privo. Vota, nem que seja em branco!

    Bom texto.

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo, o voto antes de ser um direito é um DEVER!!

    e espero qe as sondagens estejam certas :P

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions